quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

T.I. (Information Technology): Lugar de Mulher

01 Ada Lovelace (1815-1852):
    Condessa de Lovelace, filha de Lord Byron, poeta britânico, era matemática autodidata. Casada com Charles Babbage, que projetou o calculador analítico (máquina analítica constituída de dispositivo de entrada - leitor de cartão, memória - "moinho" e dispositivo de saída - tipógrafo),  tornou-se a pioneira da lógica de programação, escrevendo séries de instruções para o calculador analítico. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela  criou um algoritmo para o cálculo da sequência de Bernoulli usando a máquina analítica, que também possibilitou à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Ela inventou o conceito de subrotina e descobriu o valor das repetições ('loop") e iniciou o desenvolvimento do desvio condicional
      Ada faleceu em Londres no dia 27 de Novembro de 1852, aos 36 anos, de câncer de útero. 
    Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA criou a linguagem de programação Ada em sua homenagem e, em 1991, o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Londres construiu uma máquina usando os planos de Babbage com as peças disponíveis na sua época,  utilizando as rotinas criadas por Ada. A máquina, com mais de cem quilos, era operada com manivela e quando submetida a testes, somente efetuou cálculos corretos. Desde então, as rotinas determinadas e escritas por Ada foram consideradas como o primeiro programa de computador da história da humanidade. 


02 Edith Clarke (1883-1959):
   Nasceu em Maryland, EUA, e  ficou órfã muito cedo. Estudou matemática e astronomia no Vasa College, em New York, e se graduou em 1908. Trabalhou na American Telephone and Telegragh Co. (ATT) em 1911, onde se dedicou ao estudo das linhas de transmissão e circuitos elétricos. Por causa deste estudo ingressou no Massachussets Institut of Technology (MIT), em 1918, se tornando Master em Engenharia Elétrica, a primeira mulher a ter essa graduação no MIT.
    Em 1921, apresentou e obteve uma patente de calculadora gráfica para usar em cálculos de linhas de transmissão, foi um dos primeiros aparelhos cuja tela apresentava algum tipo de interação gráfica e pode ser considerado o precursor da computação gráfica. 


03 Grace Murray Hopper (1906-1992):
   Nasceu em New York,  se formou em matemática sendo a primeira mulher a obter o título de doutorado em matemática na Universidade de Yale. Serviu na marinha dos EUA durante a segunda guerra mundial como técnica em computação e matemática. 
   Próximo a 1950, trabalhando no UNIVAC I, criou o primeiro compilador e inventou o sistema Bomarc que depois ficou conhecido como a linguagem de programação COBOL (Commom-business-oriented language), que foi utilizda no computador MARK I. São delas, também, os primeiros conceitos de "bug" e "log". 
   Quando estavam verificando um defeito no computador MARK II, encontraram uma mariposa e começaram a tirar o inseto (em inglês bug) da máquina, então Grace Hooper disse: "Nós estamos tirando insetos (bugs) do computador!!"
    Posteriormente se tornou Almirante da Marinha dos EUA, a primeira mulher a obter essa patente.

04 Hedy Lamarr (1913 – 2000):
      Filha de um banqueiro e de uma pianista, na juventude a atriz foi casada com um fabricante de armas que apoiava os nazistas. Somente podia sair de casa para ir às festas nazistas com seu marido, do contrário ficaria trancafiada. Chegou a ser espancada pelo seu marido que comprou quase todas as cópias do filme alemão, Ecstase de 1933, em que aparecia nua. Numa dessas festas foi vestida usando todas suas jóias, dopou seu marido e usou as roupas de uma empregada para fugir para França. Depois foi para os EUA e trabalhou em sua carreira de atriz em cerca de 30 filmes, tendo incluído seu nome no hall da fama de Hollywood.
   Durante a Segunda Guerra Mundial, criou um sofisticado aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas e o patenteou em 1940, usando o seu verdadeiro nome, Hedwig Eva Maria Kiesler.
   A idéia surgiu ao lado do compositor George Antheil em frente a um piano. Eles brincavam de dueto, ela repetindo em outra escala as notas que ele tocava, experimentando o controle dos instrumentos. Ou seja, duas pessoas podem conversar entre si mudando frequentemente o canal de comunicação. Basta que façam isso simultaneamente. Juntos, Antheil e Lamarr submeteram a idéia ao Departamento de Guerra norte-americano, que o recusou, em junho de 1941. Em agosto de 1942, foi patenteado. A versão inicial consistia na troca de 88 frequências e era feito para despistar radares, mas a idéia pareceu difícil de realizar na época. Hedy e Antheil doaram sua patente ao governo, que só viria a aplicá-la em 1962, nos navios enviados para bloquear Cuba durante a crise dos mísseis. Hedy, que em 1953 se tornou cidadã americana, dizia que o invento era a sua contribuição ao esforço de guerra contra os nazistas, e nunca ganhou um tostão com ele.
    A ideia não foi concretizada até 1962, quando passou a ser utilizada por tropas militares dos EUA em Cuba, quando a patente já expirara; a empresa Sylvania adaptou a invenção. Ficou desconhecida, ainda, até 1997, quando a Electronic Frontier Foundation deu a Lamarr um prêmio por sua contribuição. Em 1998, a "Ottawa wireless technology" desenvolveu Wi-LAN, Inc. "adquirindo 49% da patente de Lamarr" (Eliza Schmidkunz, Inside GNSS).
    A ideia do aparelho de frequência de Lamarr e Antheil serviu de base para a moderna tecnologia de comunicação, tal como COFDM usada em conexões de Wi-Fi e CDMA usada em telefones celulares. É considerada a "mãe do telefone celular".

05 Evelyn Boyd Granville (1924 -   ):
   Nasceu em Washington, EUA. Após obter seu Phd em Matemática, sendo a primeira mulher negra a conseguir. Granville passou a trabalhar para Diamond Ordnance Fuse Laboratories por quatro anos, junto com cientistas e engenheiros, com um trabalho sobre desenvolvimento de detonadores e mísseis.   
  De 1956 a 1960, ela trabalhou para a IBM no Projeto Vanguarda e programas espaciais, desenvolvendo programas de computador usados nas análises de trajetória no Projeto Mercury (A primeira missão espacial tripulada dos Estados Unidos) e no Projeto Apollo (que mandou os astronautas americanos para a lua). 

06 Erna Schneider Hoover (1926 -   ):
Comecou sua carreira de pesquisadora nos Laboratórios Bell em 1954, enquanto esteve lá, ela inventou um sistema computadorizado de chaveamento de tráfego de chamadas telefônicas, fundamental hoje em dia para uso em rede e em centrais telefônicas.


07 Radia Joy Perlman  (1951 -   ):
 Projetista de software e engenheira de redes, é algumas vezes referenciada como a "mãe da Internet".É mais conhecida por sua invenção do Spanning Tree Protocol, quando trabalhava na Digital Equipment Corporation, que é fundamental para a operação de bridge (redes de computadores). 

08 Helen Greiner  (1967 -   ):
   Bacharel em engenharia mecânica e mestre em ciência da computação, ambos pelo MIT (Massachussets Institut of Technology). Trabalha no Laboratório de Jato-Propulsão da NASA (National Aeronautics and Space Administration) e no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT. 
   É, também, administradora do Museum of Science de Boston e do Computer Science Advisory Board of Worcester Polytechnic Institute e diretora do National Defense Industrial Association (NDIA).       
   Fundadora e ex-presidente da iRobot, onde desenvolveu diversos tipos de robots, para uso residencial, militar, pesquisa e saúde, entre outros, saiu, apesar de continuar como diretora não remunerada, para fundar e também se tornar presidente da CyPhyWorks.
Prêmios e Nomeações:
2003 nomeada empreendedora do ano pela Ernst and Young New England Entrepreneurs of the Year
2005 premiada empreendedora do ano por Good Housekeeping
2006 recebeu o prêmio de pioneira da Association for Unmanned Vehicle Systems International (AUVSI)
2008 foi premiada pelo Anita Borg Institute Women of Vision Award for Innovation por seu trabalho na iRobot
2011 relacionada em 7ª pelo MIT entre as 150 ideias inovadoras
Foi homenageada pela Technology Review Magazine's TR100 como um dos "Inovadores para o Próximo Século"
Nomeada pela Kennedy School de Harvard em conjunto com U.S. News and World Report como uma  America's Best Leaders.
Foi convidada para participar do fórum global "World Economic Forum" como uma líder, Global Leader of Tomorrow.

09 Marissa Mayer  (1975 -   ):
   Após se graduar com honra no bacharelado em Sistemas Simbólicos e mestrado em ciência da computação pela Universidade de Stanford, fez especialização em inteligência artificial.  
Em 2009, o Instituto de Tecnologia de Illinois premiou Mayer com o título de doctor honoris causa pelo seu trabalho em pesquisa de campo.
    Mayer foi a primeira engenheira feminina contratada entre os 20 primeiros empregados da Google, em junho de 1999. Esteve envolvida com o Google Search e o Gmail e pode ser considerada sua responsabilidade o sucesso da user interface e design work.
    Atualmente é vice-presidente da Google. A revista Fortune listou as mulheres mais poderosas do mundo e Marissa Myer se encontra na 42ª posição.

10 Jade Raymond  (1975 -   ):
   Graduou-se na Marianopolis College e ingressou na Universidade McGill na área de ciência da computação. Seu primeiro trabalho foi como programadora da Sony, onde ela participou da primeira pesquisa Sony Online’s first Research e grupo de desenvolvimento. Isto a levou para Electronic Arts onde trabalhou como produtora do game The Sims Online. 
   Em 2004, ela foi para a Ubisoft Montreal, onde foi nomeada como produtora de Assassin's Creed. Raymond, mais tarde, se juntou ao programa do G4 The Electric Playground como correspondente.
   Ela é voluntária para uma organização sem fins lucrativos chamada LOVE, dedicado a acabar com a violência entre os jovens no Canadá e se considera uma gamer ávida.
   Em Julho de 2009, Jade foi nomeada presidente da Ubisoft Studios-Toronto e atualmente é considerada uma das pessoas mais influentes da área de games.



11 Allisson Randal 
   Formada em linguística, iniciou sua carreira como pesquisadora na África, posteriormente trocou a linguagem natural pela artificial, estudando as linguagens da computação. 
   Além de escritora desenvolve softwares, arquiteta chefe e ex-presidente da Parrot (virtual machine), membro do conselho diretor e ex-presidente da Perl Foundation, membro do conselho diretor da Python Software Foundation e atual arquiteta chefe da empresa do sistema operacional em Linux, Canonical (Ubuntu/Kubuntu). Co-autora de livros sobre a linguagem Perl e ex-editora da Editora O'Reilly Media.




23 comentários:

  1. Primeiramente eu penso que as mulheres não precisam provar mais nada para ninguem, segundo essa listinha pelo menos evidencia que é um mito a ideia de que no ocidente as mulheres eram privadas de estudar e ser reconhecida pelo seu trabalho. Terceiro, isso também não pode sevir para dizer que existe um número proporcional de homens e mulheres tão capazes de atingir tão alto grau em suas invenções e descobertas, caso contrário essa lista não faria sentido, isso não quer dizer evidentemente que as mulheres não podem ser tão geniais quanto os homens, pois como sabemos, hoje em dia as mulheres já não precisam provar nada para ninguem.

    ResponderExcluir
  2. Mto interessante!
    Tanto as mulheres como os homens merecem ser reconhecidos por tudo o q fazem.

    http://heliofilhoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quanta informação interessante. As mulheres estão dominando o mundo! Blog muito bom!


    abraço,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bem retribuindo o comentario, seu blog é interessante eu vi muita coisa sobre o linux eu eu particularmente odeio o Linux, não chega a ser odio mas é que prefiro o Windows e o unico motivo pela qual as pessoas compras um Pc com linux e porque é mais barato e depois elas instalam o Windows pirata se bem que os sitemas operacionais deviam ser livres mesmos eles fazem de tudo para usarmos e não dao um desconto

    ResponderExcluir
  5. Adorei a lição de vida da quarta mulher e da representante negra dos eua. (:
    PArabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante,
    alias, td o conteúdo do blog eh interessante!


    Grande beijo e otimo Natal ;)


    http://cabecafeminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ainda existem divisões de classes e perfis. Homens e mulheres se olham como opostos e não como seres humanos!





    http://alteregodonuti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Legal!Achei muito interessante.Feliz natal!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dessa postagem, vou até compartilhar a página no Face!

    ResponderExcluir
  10. as mais novas são muito bonitas

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Realmente as Mulheres surpreendem muitoo
    http://provasetrapacas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, onde encontraste tanta informação? Elas são muito inteligentes.
    Já estou seguindo seu blog, obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Inteligente;tem muitas informações e nos mulheres estamos sempre superando situações..e ja setou te seguindo e me segue, deixe seu comentário,abraço.

    http://erikag12.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. quem disse que lugar de mulher é na cozinha mesmo??? rs


    http;//radiowebsafira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Heitor. Lugar de mulher é na T.I mesmo rs. Muito bom o seu apanhado histórico sobre as mulheres que venceram nesta área e contribuíram para a tecnologia. Hoje não tem tempo ruim para a pessoa com a mente criativa e disposta a lutar por seu objetivos, mesmo com as imposições da sociedade cada uma em sua época, essas mulheres são exemplos para aqueles que um dia almejam chegar lá.

    Grande abraço.

    Fernando

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante desta lista so conhecia a Radia pelo sua grande contribuição para a internet e informatica

    ResponderExcluir
  17. Muito interensante esse post, essas mulheres tem uma inteligencia incrivel, novo post, se puder passa lá!

    www.tecknews.co.cc

    ResponderExcluir
  18. Sabe bem..... que eu mereço estar nesta biografia interrrogação

    ResponderExcluir
  19. Parabens a raca feminina...
    Mais eu estou correndo de TI, basta meu marido...rs

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre digo,as mulheres são mais inteligentes!

    ResponderExcluir
  21. Legal bacana mesmo , vamos fazer parceria entre blog ?? http://www.interamais.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.