sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Robots: Rumo ao Futuro

     Isaac Asimov escreveu sobre os robots, sua evolução, criou leis para determinar seu comportamento, mas era tudo ficção. Até que ponto a ficção influencia a realidade? 
     Sabemos que o pensamento humano funciona de forma dialética, o que pensamos influencia no que fazemos o que, por sua vez, torna a influenciar no que pensamos. Nessa linha de raciocínio, então, Asimov imprimiu ao futuro uma direção: O desenvolvimento da Robótica, ciência que estuda e desenvolve robots, termo cunhado pelo próprio Asimov e que também, como seus robots, se tornou realidade. 
      Ainda não temos os robots no mesmo nível de desenvolvimento que consta nas obras de Asimov, mas, com certeza, estamos caminhando, rapidamente, para isso. Na imagem acima vemos Asimo, o robot criado pela Honda, cujo nome nos faz lembrar o grande escritor de ficção citado. 
    Abaixo selecionei dois vídeos de 2011 para representar a evolução da robótica, no primeiro veremos o Asimo da Honda, executando diversas tarefas sob a ordem de um instrutor. Ele pula, vira, corre e até serve uma bebida, brilhante.
    Como viram no vídeo acima, o Asimo faz jus as descrições dos robots de Asimov. Entretanto, uma das características que definem um ser, inteligente, é o auto-reconhecimento, se reconhecer, como ser. O robot poderá um dia se reconhecer? Vejam no vídeo abaixo o robot Qbo, que usa software livre, com sistema operacional Linux, e como ele reage quando tem que reconhecer objetos entre outras coisas:
Os robots estão evoluindo, muito rápido. Através dos livros de Asimov podemos ter uma breve, porém profunda, visão do futuro e dos robots e como esse grande autor consegue ter  uma precisão excepcional em suas visões futurísticas, em meu post  "Isaac Asimov Prevê o Futuro" isso fica bem óbvio, então, tratemos de ler suas obras.
Clique nos links abaixo para ler em seu computador as obras de Asimov, algumas apenas, pois ele escreveu cerca de 500 (quinhentos!!!) livros:

23 comentários:

  1. Os robots estão evoluindo.
    Daqui a pouco estaremos vivendo situação similar ao exterminador do futuro, ou quem sabe, da matrix! vai ver já estamos na matrix e não estamos sabendo!

    ResponderExcluir
  2. É incrível o nivel de evolução da robótica nos últimos 20 anos...

    ResponderExcluir
  3. evolução a mil
    provasetrapacas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Cada dia uma coisa nova (: Muito irado!

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. vai demorar muito ainda para fazerem um robô como "o exterminador do futuro"

    ResponderExcluir
  6. Muito Bom este post sobre robótica, o mundo certamente se encaminha para este lado, e com certeza eles serao muito uteis!
    Legal!!!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito das obras do Isac Asimov, um excelente escritor. Sou meio suspeito para escrever isso, pois adoro ficção científica.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Que legal!! A tecnologia avança muito rápido!!!

    ResponderExcluir
  9. seguindo
    espero que siga-me de volta
    abraçs
    provasetrapacas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. sempre passo nesse blog
    acho ele muito fodaa
    já estou curtindo

    ResponderExcluir
  11. É impressionante a capacidade que o homem tem de inventar coisas, em pensar que essas máquinas são obras dos seres humanos, e que toda essa evolução robótica se dar por conta da evolução humana. Bacana o post!

    Abraços.. =)

    http://rejane-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Vou te dar um pequeno exemplo e vc entenderá pq não acredito em Inteligencia Artificial.
    Pense em um robo bombeiro, ele esta programado para jogar água e o fogo apagar, se por algum erro técnico ele jogar a água e o fogo não apagar ele continuará jogando água até a tarefa estar cumprida mas não "saberá" informar o pq de o fogo não ter apagado antes.
    Por mais q demos funções e bancos de dados as máquinas elas nunca saberão responder os pqs da vida e nem formar um banco de dados próprio.

    ResponderExcluir
  13. Ah gente agora finge q vcc naun tem medo, de toda essa inteligência e tudo que ela pode nos trazer?

    Seguindo...


    www.senhordoseculo.com

    ResponderExcluir
  14. Muito legal...

    Seguindo...



    http://www.skinnysfromhell.co.cc/

    ResponderExcluir
  15. Nooo mtoo bacanaaa *-*

    Blog Atualizado! Dá uma passadinhaa lá, vs vai adoraar!

    http://echidellanima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. trè bien! o futuro cyborg!
    seguindo!
    retribua!
    http://euachoqueusimplesmentenaosei.blogspot.com/

    e

    http://maiseducacaocleonicebragafonseca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. não acredito que vamos criar maquinas que realmente pensam, podemos fazer comque elas reproduzam movimentos, entendam frases...mas pensar, na minha humlde opinião, nunca!

    http://cafedefita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. tem alguma chance de os robos serem seres dominantes, num futuro ainda distante, a tecnologia está evoluindo muito rapido

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Seus livros são mais sobre tecnologia, bem eu prefiro romances tem um em especial que acho que você se interessaria "Eu Robo" não lembro o nome do autor mais e um romance em que os robos são usados como empregados pelos humanos como babas e na exploração de outros planetas obedecendo a sua 1º lei basica, os robos não podem ferir os humanos

    ResponderExcluir

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.