sábado, 26 de novembro de 2011

K3b - Meu Programa para Gravar DVD / CD

     Eu uso o k3b para gravar CDs e DVDs e até hoje não me decepcionou. É mais rápido e mais leve que o Nero Burning, não estou comparando com a suíte do Nero, comparo somente com o Nero Burning que é quem executa a gravação. A suíte Nero reproduz, converte, edita, sincroniza e gerencia mídias, mas isso tem um custo, o programa fica pesado e lento, a gravação demora e demanda muita memória do sistema e, além do mais, tanto o Windows quanto o Linux possuem programas criados para executar cada função com qualidade e velocidade. 
   Outra grande diferença entre os dois é o preço, enquanto o Nero Burning custa R$85,00, o K3b é free (grátis) e open source (código aberto). 
  Na imagem acima podemos ver o K3b e algumas de suas funções, criar DVD/CD de dados, cópia de DVD, gravar CD de música, gravar DVD de vídeo, gravar imagem ISO, entre outras. O K3b também conta com os recursos de suporte a gravação de disco em multi-sessão, verificação dos dados gravados e criação de disco de boot e overburn (gravar mais dados numa mídia do que sua capacidade).
   A interface é intuitiva e de fácil uso, mesmo um iniciante poderá utilizar de forma rápida e segura.


   Uma curiosidade sobre o K3b é a origem de sua sigla. A letra "K" vem de KDE, que é o ambiente no qual o K3b é mais facilmente encontrado e "3b" vem de "bbb" que é a abreviação de "burn babe burn". A palavra "Burn" que significa "queimar" em inglês, é bastante usada para expressar a gravação de mídias. 
  Na imagem acima temos a janela de início do projeto de gravação de DVD de vídeo.

Segue abaixo link para download do K3b para Linux:
http://www.baixaki.com.br/linux/download/k3b.htm

Veja vídeo ensinando a usar o K3b:
http://linuxeducacional.com/news/blog/2010/04/11/gravando-cds-ou-dvds/                                                          

 Abaixo link para download de tutorial do K3b da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro:
Megaupload

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.