segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Parabéns Linux - Aniversário de 20 anos: O Futuro só está Começando



25 de agosto de 1991 – Linus postou o seguinte no comp.os.minix (um grupo de notícias de Usenet)
"Estou fazendo um sistema operacional livre (apenas um hobby, não será grande e profissional como o gnu) para clones AT 386 (486). Estou fazendo isto desde abril, e ele está começando a ficar pronto. Eu gostaria de feedback sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que meu OS lembra ele um pouco (mesmo layout físico do sistema de arquivos, devido a motivos práticos, entre outras coisas).
Eu portei o bash (1.08) e gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isto implica que vou conseguir algo prático dentro de alguns meses, e eu gostaria de saber quais funções a maioria das pessoas iria querer. Quaisquer sugestões são bem-vindas, mas não prometo que vou implementá-las
Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)
PS. Sim – ele está livre do código do minix, e tem um sistema de arquivos com multi-threading. Ele NÃO é portátil (usa alternação entre tarefas do 386 etc.), e ele provavelmente nunca irá suportar algo além de discos rígidos AT, pois é tudo o que tenho"
 Foi assim que começou a história do Linux. Vinte anos se passaram e o sistema operacional que era usado somente por Nerds, atualmente pode ser encontrado em quase todo lugar.
- Supercomputadores, 95%  usam Linux (netcraft)
- Smartphones, celulares, mais de 40% do mercado com Linux (netcraft)
- CERN. o acelerador de partículas, a maior Bolsa de Valores do mundo, a de Nova York, submarinos nucleares, controles de tráfego aéreo, controle de tráfego de carros de São Francisco (EUA) usam Linux.(Terra Notícias)
-  Amazon, Facebook, Twitter, eBay and Google, usam Linux(Pcworld)
-  CELF ("Consumer Electronics Linux Forum") - Fórum cujo objetivo principal é a disseminação da utilização do sistema operacional Linux nos equipamentos eletrônicos voltados ao consumo doméstico e industrial. Os fundadores são Matsushita, Sony, Toyota, Hitachi, NEC, Philips, Samsung, Sharp, Toshiba e IBM.(Internetnews)
-  DreamWorks, Pixar e Industrial Light and Magics (George Lukas), todas empresas de animação gráfica, usam Linux.
- Servidores Web, 65% utilizam Linux.(netcraft)
- Mais de 60% dos computadores do governo argentino usam Linux e próximo de 3,5 milhões de netbooks estão sendo distribuídos nas escola secundárias operando com Linux.(Ambito Noticia
-  Mais de 60 milhões de usuários Linux (w3schools)
- NASA, National Aeronautics and Space Administration, usa Linux. (Artigo Científico do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA)
Se for escrever todos os estabelecimentos, governos e instituições que já usam Linux não vai caber neste post, aliás nem no site. Ainda não é a o sistema operacional mais usado, mas é uma questão de tempo, haja vista o crescimento destes últimos anos. 
Parabéns Linux e que os anos vindouros venham a comprovar que o software livre, gratuito e com qualidade, será, também,  esperança de evolução da humanidade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.