terça-feira, 8 de novembro de 2011

Linus Torvalds: O Criador do Linux



         Escrever sobre Linus Torvalds, para mim, é um pouco difícil, pois eu o considero um dos grandes personagens da história atual. Por esse motivo resolvi transcrever abaixo parte da entrevista concedida por Linus a ComputerWorld que pode ser obtida na íntegra aqui, desta forma todos poderão conhecer Linus por ele mesmo além, é claro, do vídeo da entrevista acima (a G1 em 08/2010):
CWMuitos programadores fizeram milhões com as novas tecnologias, mas você preferiu permanecer desenvolvendo o Linux. Não acha que perdeu a chance de uma vida ao não criar um sistema proprietário?
        – Não, de verdade. Em primeiro lugar, eu vivo muito bem. Tenho uma casa de um bom tamanho e com um belo jardim, onde de vez em quando cervos surgem para comer as rosas (minha mulher prefere as rosas, eu prefiro os cervos, mas no fundo nós não ligamos pra isso). Tenho três filhos e sei que posso bancar a educação deles. Do quê mais eu preciso?
      Eu tenho uma boa vida, faço algo que realmente me interessa e que ao mesmo tempo faz a diferença para as pessoas, não só pra mim. E isso me faz bem. Portanto, acho que teria perdido a chance de uma vida se NÃO tivesse tornado o Linux largamente disponível. Se tivesse tentado torná-lo comercial, ele jamais teria se saído tão bem, nunca teria sido tão relevante, e provavelmente eu estaria estressado. Estou muito feliz com as minhas opções de vida. Eu faço o que me importa e sinto que estou fazendo a diferença.
CWÉ interessante notar que tecnologias abertas não-proprietárias como o Linux e a Web foram criadas na Europa, e não nos EUA. Como você fez para se adaptar ao “American way of life”?
       – Na verdade eu gosto bastante dos EUA sob diversos aspectos. Tendo uma formação europeia baseada em valores sociais e conhecendo outros lugares do mundo, posso dizer que eu absolutamente detesto as políticas insanas do governo americano nos últimos sete anos, mas essa é uma digressão. Mudar da Finlândia pra cá não foi um grande choque – ser pai pela primeira vez foi uma mudança muito maior, e as duas coisas ocorreram mais ou menos na mesma época. Os valores sociais são mais fortes na Europa. 
      Os americanos parecem “acreditar” que são mais espirituais, e certamente aqui tem um monte de gente que vai à igreja, mas em muitos aspectos as pessoas são quase que só voltadas para o dinheiro, e uma das coisas que eu menos gosto nos EUA são as suas desigualdades sociais. Uma das razões pelas quais eu hoje moro em Portland, no Oregon, é porque acredito que os valores sociais aqui são mais próximos dos da Europa do que em qualquer outro lugar nos EUA.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.