terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Origem do Tux: O Símbolo do Linux

    Em 1996, estavam discutindo sobre a criação de um logotipo ou de um mascote que representasse o Linux. Muitas das sugestões faziam alusão ao logotipo de um sistema operacional concorrente e muito conhecido. Outras eram animais agressivos, como tubarões, dinossauros e águias. Linus Torvalds (na foto acima com um pinguim de pelúcia) entrou nessa discussão e afirmou que gostava muito de pingüins, o que levou a um consenso sobre o animal que representaria o Linux.
     Posteriormente, criaram diversas imagens de pinguim para vincular ao Linux, até que sugeriram a figura de um "pingüim carregando o mundo". Foi quando Linus Torvalds declarou que preferia o pingüim com uma imagem bastante simples: um pingüim "gordinho" e com expressão de satisfeito, como se tivesse acabado de comer muitos peixes. Linus Torvalds também não gostava de uma imagem agressiva, preferia um pingüim simpático, bonachão.Linus Torvalds, inclusive, já chegou a ser bicado por um  pingüim em uma visita a Canberra, capital da Austrália.
     Um concurso foi feito para escolher a imagem ideal do pingüim, se saindo vencedor o pinguim criado por Larry Ewing, que o havia desenhado usando o programa, software livre, GIMP (correspondente, no Linux, ao Photoshop).
Larry Ewing autorizou o uso e mudanças na imagem, contanto que sua autoria  e o uso do GIMP fossem mencionados.
     Quanto a escolha do nome "Tux", a versão mais aceitável é a de que o nome Tux veio de "tuxedo", palavra em inglês que significa "smoking" ou "fraque" no Brasil, pois os pingüins parecem estar usando esse tipo de roupa. Outra versão afirma que o nome Tux faz referência ao nome de Linus Torvalds com Unix: Torvalds UniX.
      De qualquer forma, atualmente, o Tux representa o Linux, o software livre, a ideia de liberdade, o mundo livre enfim. Este é o herói de uma nova era, a era do compartilhamento!!!!
                                      Viva  a Liberdade! Avante Tux!

Um comentário:

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.