sábado, 12 de novembro de 2011

A Última Questão: Isaac Asimov - Uma Reflexão Sobre a Origem e o Futuro da Humanidade

      Desde tempos remotos o ser humano busca responder questões que nos definem no espaço-tempo, que nos inserem no universo com origem e fim, de forma que as respostas possam nos conduzir de maneira adequada dentro da sociedade, com a consequente criação de valores. No entanto, nesta busca por respostas, encontramos obstáculos, seja devido a pouca tecnologia disponível ou conhecimento inadequado e ineficiente, não chegando a uma solução contundente. Diante dessas dificuldades, às vezes, são criadas fantasias, ideias desprovidas de lógica, mas que atendem a necessidade de uma época. 
       A mitificação destas questões criam mais barreiras no desenvolvimento do conhecimento humano e é neste aspecto que Isaac Asimov escreve em seu conto a resposta para uma das mais antigas e importantes questões da humanidade. Como surgiu o universo? Como tudo vai terminar? 
       É um conto estupendo, de uma clareza ímpar, profundidade excepcional, um dos melhores, senão o melhor, conto desse extraordinário escritor. Clique aqui para ler o conto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.