sábado, 5 de novembro de 2011

Anonymous: História, Quadrinhos, Cine e Anarquia



     Vocês já devem ter visto essa máscara ultimamente. Em diversas manifestações orquestradas pela web, os participantes a usam. De onde veio?
           Na Inglaterra do século XVII ocorreu a conspiração da pólvora, católicos contra o rei Jaime I, protestante. Guy Fawkes era o católico responsável pela explosão do parlamento inglês, mas foi pego antes de detonar os barris de pólvora. Depois, a cada 5 de novembro, se comemora sua captura, com a denominação festiva de a Noite das Fogueiras (Bonfire Night). Em todas as comemorações se utiliza esta máscara, que representa a face de Guy Fawkes. 
          Em 1982, Allan Moore e David Lloyd escrevem V de Vingança, quadrinhos que somente vem a ser terminado em 1988. A revista trata de um anarquista, usando a máscara de Guy Fawkes de Noite das Fogueiras, enfrentando um governo fascista na Londres do futuro. Em 2006 essa revista foi adaptada para o cinema, com Natalie Portman, dando continuidade ao mito do anarquista anônimo mascarado. 
      A partir de 2007, um grupo ciberativista que se autodenominou Anonymous, ficou associado ao  hacktivismo, realizando protestos e outras ações, com o objetivo de lutar pela liberdade na Internet e de expressão. Neste mesmo ano, Anonymous, numa ação coordenada pela internet, conseguiu levar a prisão um pedófilo a muito procurado, Chris Forcand. As ações do coletivo Anonymous continuam a trazer resultados surpreendentes, cerca de 5 anos depois de seu aparecimento. Somente neste mês de outubro de 2011 invadiram o site da Bolsa de Valores de Nova York em apoio aos manifestantes de Occupy Wall Street e também hackearam o endereço IP de 190 pedófilos entregado-os ao FBI, além de desativarem no mês de setembro deste ano 40 sites de pedofilia e divulgarem a lista de cerca de 1500 usuários destes sites.
Viva a Anarquia! Avante Anonymous

 

Um comentário:

  1. Uma das melhores revistas em quadrinhos que já li. Na minha opinião pessoal esta no mesmo nível de cavaleiro das trevas de Frank Miller. Ótima indicação.

    ResponderExcluir

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.