quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GIMP - Finalmente um Software Gráfico Livre e de Qualidade

      O GIMP é um programa de manipulação de imagens, free (grátis) e open source (código aberto). O GIMP manipula imagens e fotografias usando recursos como, criar, alterar, redimensionar, combinar e remover: gráficos, logotipos, fotos, cores, imagens utilizando camadas, partes indesejadas de imagens, fotos e vídeos, além de converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.
      Muitos dizem que é complicado usar o GIMP, no entanto o seu concorrente também não é nada fácil, o Adobe Photoshop.  Atualmente vem ganhando mais espaço no mercado, já tem versões para Windows e MacOS, suas bibliotecas estão atualizadas e está bem leve. Em termos de recursos, excetuando o usuário profissional que devido a especificidades está vinculado a um ou outro software, o usuário habitual não encontra muitas diferenças com o Photoshop. Pode ser utilizado para criar um banner, efeitos 3D, alterar fotografias, como seu concorrente. Criado por alunos de faculdade em 1995, hoje já tem foco profissional gerando efeitos iguais ao de qualquer software proprietário e pago. 
    No GIMP podem ser encontrados muitos efeitos, transparência, simular pintura, congelar, molduras, tirar "olhos vermelhos" de fotos, entre muitos, mas muitos mesmo, outros. 
      Na imagem abaixo vemos a apresentação do GIMP, que abre em 3 janelas de trabalho:
 
      Clicando abaixo vc fará o download de um tutorial preparado pela Unicamp:

Seguem, abaixo, dois links para conhecer e utilizar o GIMP:

3 comentários:

  1. Também achei complicado na primeira vez, mas tudo é prática e atenção. Muito bom o seu blog, adorei, amo baixar programas e ver o que eles são capazes, vou voltar aqui muitas vezes, adorei de verdade, parabéns.
    Obrigado por seguir meu blog, ja estou seguindo o seu também. Abraço!
    http://blogentraai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem legal esse programa!

    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    Muito Obrigada pelo seu comentário em meu blog!!
    Também estou add vc entre os favoritos!

    :D

    ResponderExcluir

Comente, pergunte, tire dúvidas, esse espaço é seu.